Publicado por: centrosurbanos | 10/02/2010

Linguagens da Comunicação

   Para uma comunicação eficaz, não podemos esquecer do suporte e do visual. Escolher o formato de Comunicação correto para os meios impressos é fundamental para atingir seus objetivo. Nos próximos posts você poderá conferir alguns exemplos de suportes e dicas para a diagramação.

Cartaz

                                   Cartaz                       

   É uma peça normalmente feita em papel e exposta de forma que seja visível em locais públicos. Tem como objetivo informar visualmente. Possui também valor histórico por ter sido usado como meio de divulgação em importantes movimentos de caráter político e artístico. A fórmula para o sucesso desse meio de comunicação parece muito simples e consiste em combinar textos curtos e imagens, se adicionar ainda valores emocionais impactará efetivamente as pessoas que recebem a mensagem.   

    Essa linguagem possui valores estéticos tão fortes que em muitos casos acaba sendo confundida com uma peça de arte. O grande exemplo foi o pintor e litógrafo Toulouse-Lautrec (veja obra ao lado esquerdo), que revolucionou o design gráfico dos cartazes publicitários. Estima-se que Toulouse tenha criado 363 cartazes promocionais dos cabarés e teatros, fazendo-se presente na revolução da publicidade do século XIX, onde a arte deixa de ser patrocinada e financiada apenas pela igreja e os nobres, para ser comprada e utilizada pelo comércio crescente.

   Além da importância como meio de publicidade e de informação visual, o cartaz possui um valor histórico como meio de divulgação em importantes movimentos de caráter político ou artístico. Como exemplo temos os famosos cartazes criados pelo designer El Lissitzky (veja obra ao lado direito), durante a Revolução Russa. A propaganda russa se destacou de forma exuberante no século XX. Principalmente após a revolução de 1917, quando o sistema socialista foi implantado e o cartaz de propaganda em massa começou a ser utilizado em larga escala pela agência de propaganda e difusão ideológica da União Soviética.


Deixe um comentário

Categorias